INFO

Show Banda Black Rio “Maria Fumaça – 40 anos” – abertura com Nilson Moreira – “Entremeando” – Grupo selecionado por meio de edital para artistas locais

19 maio sáb . 19:30

ONDE

Praça Floriano Peixoto
Santa Efigênia - BH

Show Banda Black Rio “Maria Fumaça – 40 anos” – abertura com Nilson Moreira – “Entremeando” – Grupo selecionado por meio de edital para artistas locais

19 maio sáb . 19:30

Praça Floriano Peixoto

Santa Efigênia - BH

Banda Black Rio – 40 anos

A Banda Black Rio comemora 40 anos de existência em grande estilo, com participações especiais de alguns de seus principais músicos, protagonistas da história e da criação dessa usina sonora que não apenas revolucionou a música instrumental brasileira como influenciou artistas em todo o mundo.

No repertório, a fusão dos ritmos nacionais com o jazz e soul norte-americanos originada no disco de estreia Maria Fumaça (1977) – que terá a sua execução na integra, além dos sucessos dos primeiros LPs e hits da atual formação da banda.

Em 1977, o primeiro disco, “Maria Fumaça”, seguido um ano depois pelo álbum “Gafieira Universal”, são hoje referência de música brasileira contemporânea. O terceiro álbum, “Saci Pererê”, foi lançado em 1978 e relançado em 1980. Desde então, a Banda Black Rio tem sido uma grande referência para artistas internacionais como Jamiroquai, Mos Def e banda Incógnito, que têm gravado e transformado as suas músicas. Ao longo dos anos, teve várias formações, sempre com músicos de extrema competência e grande estatura no universo instrumental brasileiro que mantiveram rigorosamente a continuidade da filosofia artística do grupo.

A partir dos anos 2000, renovada e capitaneada pelo atual líder, o pianista William Magalhães (filho de Oberdan Magalhães, um de seus fundadores), viveu uma espécie de renascimento ao lançar o CD “Movimento”, seguido em 2002 por “Rebirth”, pelo selo Mr. Bongo, e uma série de apresentações tanto aqui como na Europa, inclusive no Blue Note de Milão.

Em 2011, apresentou o álbum “Super Nova Samba Funk”, lançado no exterior pelo selo britânico FarOut Recordings. O CD continua a saga musical da banda ao unificar a música negra através de vários ritmos, desta vez adicionando ao jazz/funk/samba referencias mais atuais como o hip-hop e o rap, congregando os estilos, artistas-referenciais e diversas gerações.

Além do tecladista William Magalhães, o time conta com a participação de Jorjão Barreto (teclados), Cristovão Bastos (teclados), Thiago Silva (bateria) e dos músicos Jadiel Araújo (vocal), Edmon Costa (vocal), André Vasconcellos (contrabaixo), Isaac Negrene (guitarra), Daniel Conceição (bateria), Nilson Batata (percussão), Gesiel Nascimento (trumpete), Sergio de Jesus (trombone) e Rodrigo Revelles (saxofone e flauta).

Nilton Moreira – Entremeando

O projeto apresenta o show “Entremeando”, com Nilton Moreira, apresentando repertório do CD homônimo, lançado em 2017. O CD, gravado em BH, RJ e Montreal (Canadá), imprime o retrato da carreira do flautista, suas parcerias e sua peregrinação musical, tendo residido em MG, Pernambuco, E. Santo e Montreal. O CD traz participação de amigos e grandes músicos, como Zé Paulo Becker, Luiz Enrique, Ariana Pedrosa e outros. Tocando no show estarão Luiz Enrique (violão), Pedro Mota (trompete), Ramon Braga (bateria) e Pablo Malta (baixo).

Conheça aqui as atrações que preparamos para você e programe-se para participar!

Saiba mais sobre o Circuito Instituto Unimed-BH

Atrações gratuitas em toda a cidade.

Este é o Circuito Instituto Unimed-BH, que desde 2010, oferece atividades culturais e de lazer gratuitos em espaços públicos da grande BH, em especial Praça Floriano Peixoto e Praça da Saúde, na capital, Praça Milton Campos, em Betim e Praça da Glória, em Contagem.

Mais de 80 atrações culturais foram realizadas no último ano com a presença de 55 mil pessoas!

Neste ano, nossa programação será especial, em comemoração aos 15 anos do Instituto Unimed-BH.